HAITI – informações sobre o país

Tudo o que você precisa saber sobre o Haiti e o povo haitiano.

haiti

Localização:

O Haiti é localizado em uma ilha no Oceano Atlântico, na América Central.

Limites:

Possui uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, eNavassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe (Port-au-Prince).

Relevo:
Faz parte do conjunto de cadeias montanhosas orientadas de Oeste para Este, separadas por depressões, que formam a grande ilha; a cadeia central, de rochas cristalinas, está cercada de maciços sedimentares que culminam na montanha de Selle (2680 metros), já em território do Haiti. 
Vegetação:
Nas regiões montanhosas, as florestas, ainda mal exploradas, são ricas em mogno e jacarandá; também existem o pinho e o cedro. Nas partes mais áridas predominam as espécies xerofíticas. As savanas caracterizam a flora do país. 
Clima:
O clima é do tipo tropical, com temperaturas que variam entre 20º e 34º C e chuvas mais concentradas nos meses de Abril a Junho e em Outubro e Novembro.

Hidrografia:
O Haiti,é banhado ao norte pelo oceano Atlântico e ao sul e oeste pelo mar do Caribe. Os rios são curtos e torrenciais, os mais conhecidos são: Guavamouc, o Libon, o Trois Rivières e o Estere. O principal rio é o Artibonite, que tem 322km de extensão, banhando quase um terço do país, o rio desemboca no golfo de Gonâve, e é bastante utilizado para pesca.
Os principais lagos são o Saumâtre, no sudeste, e o Miragoâne na península do sul. São todos bastante importantes para o Haiti, pois uma das principais economias do país é a pesca.

Informações sobre o páis:

ÁREA:

27 750 km² (143.º)

PIB:

US$ : 15,820

POPULAÇÂO:

8 121 622 hab. (88.º)

PNB:

11,62 Billion

IDH:

0,454 (145.º) – baixo

RENDA PER CAPITA:

US$ : 1 291 (154.º)

DENSIDADE:

292 hab./km² (28.º)

MORTALIDADE INFANTIL:

107,5 mortes/1.000 nascimentos (1995)

ANALFABETISMO:

51,4% (2000)

ESPECTATIVA DE VIDA:

53,23 anos

ECONOMIA POR SETOR:

Primário:

Agricultura: Desde o período de colonização o Haiti possui uma economia primária. Produzia açúcar de excelente qualidade, que concorreu com o açúcar brasileiro no século XVII e junto com toda produção das Antilhas serviu para a desvalorização do açúcar brasileiro na Europa. Após vários regimes ditatoriais, hoje em dia seu principal produto de exportação ainda continua sendo o açúcar, além de outros produtos como banana, manga, milho, batata-doce, legumes,0 tubérculos e muito mais.´

Pecuária: Eqüinos, bovinos, caprinos, aves.

Extrativismo:

Mineração: O potencial do Haiti mineração tem sido conhecida há várias décadas. Na década de 1970, os geólogos das Nações Unidas documentado bolsas significativas de ouro e minério de cobre, mas os estrangeiros não estavam dispostos a assumir um risco em um país onde a instabilidade política e corrupção há muito desencorajado o investimento estrangeiro.

Vegetal: Os principais produtos produzidos e exportados do país são: Açúcar, banana, manga, milho, batata-doce, legumes, tubérculos entre outros.

Animal: As principais atividades de extrativismo animal do Haiti incluem o pastoreio, produção de carne bovina, caça e pesca entre outros.

Setor secundário:

Indústria: Taxa de crescimento -2% (1991);  15% of PNB, o país possui refinarias de açúcar, produção de farinha, têxteis e cimento, entre outros.

Setor Terciário:

Comércio: Os principais parceiros comerciais do país são: Estados Unidos 41,2%, Antilhas Holandesas 14,9%, China 4,7%,Brasil 4,4% (2007). O comércio haitiano baseia-se na venda de alimentos, medicamentos, roupas, artesanato entre outros.

Turismo: O território haitiano é constituído basicamente por montanhas escarpadas, onde há a formação de pequenas planícies e várzeas fluviais. O ponto turístico mais visitado é a cidade de Porto Príncipe, a qual é capital do país e possui, aproximadamente, 2 milhões de habitantes. Porto Príncipe é uma cidade altamente hospitaleira e possui uma ótima infra-estrutura para comportar os visitantes que desejam conhecer um pouco mais a respeito da histórica ilha, a qual é recheada de encantos naturais e culturais que vislumbram os olhos de qualquer turista que por ali passar. Para quem deseja passar bons momentos em meio a uma natureza magnífica e com pessoas bastante acolhedoras, sem dúvidas o Haiti é uma ótima opção de viagem.

Prestação de Serviços: Força de trabalho: 3,4 milhões(ão) (1993), por ocupação: agricultura 66%. Serviço 25%. industria 9%.

0 comentários:

Postar um comentário